Studio ganha amplitude e ar industrial

Espaço de 30 m² na Grande São Paulo totalmente reformado 

O arquiteto trouxe soluções práticas e funcionais tanto para aproveitar o espaço quanto para atender os pedidos do cliente 

Image

Após passar mais de 20 anos se hospedando em hotéis, o piloto de avião de voos internacionais - que mora na capital Baiana, mas está sempre em Guarulhos, na Grande São Paulo, por conta do trabalho - decidiu que queria ter seu próprio espaço. Assim, adquiriu um studio de 30 m² localizado próximo ao Aeroporto de Cumbica e entregou as chaves nas mãos do arquiteto Glaucio Gonçalves, do escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Decoração

O cliente pediu um apartamento prático e aconchegante com o perfil dele, dentro do seu estilo de vida e que funciona bem no dia a dia, sem exigir muita manutenção. Mas que também possa, eventualmente, hospedar a família dele, que mora em Salvador.

Arquiteto Glaucio Gonçalves 


Desafio e destaque

O maior desafio do projeto foi deixar o imóvel o mais prático e mais amplo possível. Para atingir o objetivo, o arquiteto propôs boas soluções para aproveitar o espaço e criar a amplitude e a praticidade solicitadas pelo cliente. Após a aprovação do projeto, as obras foram realizadas em três meses.

Image

Já o elemento de destaque é a estante vazada, confeccionada com estrutura metálica e madeira, que otimizou o studio e ajudou a garantir o ar de leveza, modernidade e aconchego. Com diversos nichos e espaços, ela serve como divisão do quarto e da cozinha, mas sem criar barreiras e fechar o ambiente. Além disso, o móvel é multifuncional, pois também tem as funções de home-office e mesa de jantar, para até duas pessoas.

 A estante também comporta um painel de TV, que é giratório a fim do eletroeletrônico poder ficar voltado tanto para o quarto quanto para a cozinha e a sala.

 

Sala e cozinha

Image

É o ponto forte na decoração do imóvel pelos armários feitos sob medida, que abrigam micro-ondas, cafeteira, cooktop e a mini geladeira, que atende as necessidades do cliente, apesar do tamanho. O espaço tem tudo que uma pessoa que não vai cozinhar muito precisa para fazer suas refeições em casa.

Arquiteto Glaucio Gonçalves 

Por conta do espaço diminuto, a sala é composta por um sofá-cama, simplesmente, que foi estrategicamente colocado num canto para não atrapalhar a circulação. Ao optar por este tipo de móvel, o arquiteto levou em conta a visita dos familiares do cliente.

Como cozinha e sala compartilham a mesma parede, um cobogó cinza foi colocado para delimitar os ambientes. Por ser vazado, cria conexão e deixa a iluminação fluir.

 

Quarto

Image

O destaque do quarto fica por conta do painel que ocupa uma parede inteira, do teto ao chão, e já serve como cabeceira da cama. Nele, há brises em diversas larguras. No teto, acima da cama, há um trilho preto, no qual foram instaladas lâmpadas de LED.

Numa das paredes, foi instalado um armário com espelhos nas portas, que refletem o espaço e fazem com que a área pareça maior do que realmente é. Logo à frente, há uma cômoda, que poderá ser utilizada pelas visitas. O espaço entre o armário e a cômoda forma uma espécie de mini closet.

 

Banheiro


Image

Para atender pedido do cliente, que queria um clima de relaxamento neste ambiente, foram instaladas pastilhas e luz azuis no box. Também foi criado um nicho para itens de higiene pessoal, como shampoo, condicionador e outros.

 

Terraço


Image

O terraço comporta dois ambientes: área de estudo de um lado, com a presença de bancada e prateleiras numa parede, que também trazem praticidade, funcionalidade e organização; e descanso do outro, onde ficam uma mesinha e uma cadeira. Em ambos lados, o cliente poderá desfrutar a bela paisagem que se abre à frente.

Numa das extremidades do terraço, há uma porta sanfonada de madeira. Quando aberta, deixa a área de serviço à mostra. Quando fechada, traz discrição ao ambiente.

 

Ar industrial, a cara do cliente

Quando o imóvel tem dimensões pequenas, o arquiteto utiliza todas as possibilidades para deixa-lo com o jeitinho do cliente. Neste projeto, além de amplitude e a praticidade, o cliente também queria um ar industrial, que ele considera a sua cara. Ele mesmo pontuou que o revestimento da parede deveria ser cimento queimado. Para conferir o clima solicitado, Glaucio buscou os elementos ideais, como a estrutura metálica da estante e trilho preto no teto em cima da cama.

 

Sustentabilidade

Todo trabalho realizado pelo escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Decoração traz um toque de sustentabilidade. No projeto deste studio, o mesmo ficou por conta do porcelanato instalado no chão do terraço, que imita madeira e preserva a natureza, e das lâmpadas de LED, energeticamente mais econômicas que as convencionais. Além disso, estes itens criam ambientes aconchegantes.

 

Obras sob o sistema chave na mão

O cliente usou o Turn Key, um dos serviços oferecidos pelo escritório. Esse sistema consiste em a partir da entrega das chaves pela construtora, a equipe do escritório entra em ação e, posteriormente, devolve a chave da unidade, que estará toda decorada e pronta para morar, ou então se for um investidor, estará apta para locar. O arquiteto passa a ser o maestro da obra, responsável por supervisionar fornecedores e todos os detalhes da execução, como forma de garantir a qualidade e os prazos. Uma maneira de manter o cliente sintonizado com o desenvolvimento da obra é enviando fotos toda semana, para que possa ver a evolução do projeto, mesmo à distância.



 Sobre Glaucio Gonçalves

Atuando há mais de 20 anos no mercado, Glaucio Gonçalves se destaca por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para áreas residenciais e comerciais. Graduado em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduado em Administração de Empresas para engenheiros e arquitetos pela FAAP, é professor em turmas de design de interiores e arquitetura e presta consultoria para profissionais e alunos do segmento. Com espírito empreendedor, fundou o EB-A Espaço Brasileiro de Arquitetura, que deu origem, em 2014, ao escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Design. Com mais de 300 projetos realizados e atuação no mercado nacional e internacional (Angola), o profissional busca sempre soluções em seus projetos de arquitetura e design que tragam bem-estar, conforto e a percepção de se sentir em um lugar único. Em 2015, o arquiteto foi premiado como personalidade do ano – destaque arquitetura e design - pela Associação Brasileira de Liderança.

Sitewww.glauciogoncalves.com

Facebook -- arquiteto.GlaucioGoncalves

Instagram –@arqglauciogon

 

Sobre Alexandre Regnani

Alexandre Regnani é sócio do escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Design, que está sediado na capital paulista. O profissional é responsável pelo desenvolvimento dos negócios no Espaço Criar Rio de Janeiro, filial carioca inaugurada em 2017, cuja expansão foi motivada pela oportunidade de incrementar o portfólio de serviços e conquistar nichos específicos de mercado. Antes de ter se lançado a este desafio, o arquiteto atuou no desenvolvimento de projetos em grandes empresas, como Promon Engenharia, onde trabalhou durante nove anos, Beton Projetos, Engevix e Geotécnica. É graduado em Arquitetura e Urbanismo (Faculdades Integradas Silva e Souza), com especialização em Gestão Estratégica e Qualidade (Universidade Cândido Mendes) e MBA em Edificações Sustentáveis (Universidade Católica de Petrópolis).

Facebook -- arquitetoalexandreregnani

Instagram - @alexandreregnani

Comentários