DICAS PARA O QUARTINHO DO SEU BEBÊ

Atenção grávidas de plantão!

A gestação é, sem dúvidas, um dos momentos mais importantes na vida de uma família, principalmente para a mamãe que aguarda ansiosamente a chegada de seu bebê. Assim que a notícia da gravidez surge, todos os preparativos começam, e o quartinho é um deles.

A seguir, algumas dicas importantíssimas na hora de projetar e arrumar o quarto do bebê:

1. O conforto da mamãe é essencial!

A amamentação e o soninho do bebê são itens necessários para o desenvolvimento desse pequeno ser e, nada melhor que uma cadeira bem confortável para a mamãe amamentar e embalar o sono de seu filho.

Image

2. Aposte na iluminação!

A iluminação, não só no quarto do bebê, mas em qualquer projeto, é o que “dá vida” ao ambiente. Como assim, Alessandra? Investir em um ambiente bem iluminado, com circuitos diferentes e tipos de iluminação variados é o que traz aconchego, charme, paz e tranquilidade para quem irá curtir o espaço. E toda mamãe quer que seu bebê tenha tranquilidade, não é mesmo?

Uma aposta bem interessante é o famoso “céu estrelado”, obtido através de fibra óptica aplicada em forros de gesso ou painéis. No projeto apresentado, aplicamos em um painel em MDF, forrado com papel de parede. Fitas de led instaladas no contorno desse painel dão charme e diversificam a iluminação.

Image

3. Cores claras, tons pastéis!

O bebê é um ser muito frágil, e nada melhor que abusar das cores claras, dos tons pastéis. Essas escolhas deixam o espaço mais delicado, mais harmônico e mais aconchegante.

Image

4. Lembre-se: o bebê vai crescer, e suas necessidades serão outras!

Quando for projetar e reformar o quarto de um bebê, lembre sempre que daqui a um tempo o berço se transformará em uma caminha, e a cômoda/trocador dará espaço para uma estante de brinquedos ou uma mesa de desenho. Por isso, projete o quarto de bebê pensando na criança que está por vir, deixe a infraestrutura (tomadas) preparada e o espaço necessário para as modificações futuras de layout.

5. Contrate um profissional!

Eu costumo dizer que, quanto menor o espaço, maior a necessidade de contratar um Arquiteto. Nesse momento da vida, o que as mamães menos querem é ter problemas e se estressar, correto? Então eu insisto: contrate um profissional! Nós temos “feeling” o suficiente para entender o que as mamães e papais querem para o quarto de seu bebê, além de já projetar pensando no futuro, e deixar o ambiente funcional.

Alessandra Emerick, Arquiteta e Urbanista.

Comentários