Entenda o que é Biofilia

Se eu pedisse para você imaginar um espaço onde se sinta bem e relaxado, qual lugar imaginaria? É muito provável que, seja qual for o espaço concebido, você tenha imaginado elementos tais como: presença de plantas, iluminação natural, conexão com o exterior, ou seja, presença de natureza.

Mas por que isso ocorre? Por que nos sentimos relaxados em ambientes nos quais temos contato com a natureza? Por que milhões de pessoas ao redor do mundo se deslocam todos os anos para ambientes naturais como praias, montanhas e campos a fim de “recarregarem suas baterias”?

Image

A resposta é simples: por milhares e milhares de anos esse foi nosso habitat natural. Somos parte da natureza. Mas ao longo de nossa evolução nos distanciamos cada vez mais dela. Com o passar dos anos e com a “civilização” trocamos a natureza por tetos e paredes.

Hoje, estamos cercados de ambientes construídos. E passamos 90% de nossas vidas nesses espaços. Viver sem luz natural e ar puro afeta nossa saúde e bem estar. Hoje, pagamos um preço alto por deixar a natureza para trás.

Estudos em neurociências aplicadas a arquitetura comprovam que os ambientes impactam no nosso comportamento e em nossa saúde. O ambiente realmente influencia no desenvolvimento do indivíduo. O relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde ) de 2018 aponta que:

STRESS - é a quarta doença mais diagnosticada no mundo e que 1 a cada 4 brasileiros sofrem de stress. 

DEPRESSÃO E ANSIEDADE - O Brasil é o primeiro lugar na América Latina - 5,8% da população sofre com esses problemas.

DEPRESSÃO E SUICÍDIO - 1 milhão de pessoas se suicidam no mundo por ano. 32 pessoas por dia no Brasil. O suicídio entre adolescentes cresceu 24% no Brasil.

OBESIDADE - Estima-se que em 2025 mais de 50% da população mundial seja obesa.

"As pessoas reconheceram que nos últimos 50 anos, nosso estilo de vida mudou, e vimos um aumento de doenças crônicas e obesidade, e as pessoas sendo menos ativas", diz Katharine Johnston, pesquisadora e coautora do Relatório do Instituto Global Wellness.

Todas essas questões estão relacionadas ao nosso estilo de vida, hábitos e vida diária, e principalmente onde vivemos. Os ambientes impactam no cérebro, nas emoções e no comportamento das pessoas.

E se isso pudesse ser diferente? Como podemos nos reconectar com a natureza?

A palavra biofilia vem do grego e quer dizer bios – vida e philia – amor. O termo Biofilia foi utilizado pela primeira vez por Edward Wilson em 1986 em seu livro “Biophilia” - e foi por ele definido como “a inerente inclinação humana para se afiliar à natureza que, mesmo no mundo moderno, continua sendo essencial para a saúde física e mental e o bem-estar das pessoas”.

Mais tarde, o professor Stephen Kellert, em 2007, a define como “a necessidade de manter, melhorar e restaurar a experiência benéfica da natureza no ambiente construído.”
Mas quais são os benefícios que o contato com a natureza pode nos trazer?

Estudos mostram que a exposição ao ambiente natural, entre outros, é capaz de reduzir os níveis de estresse no organismo, abaixar a pressão sanguínea, diminuir a percepção de dor, melhorar na recuperação após doenças, melhorar a performance em ambientes de trabalho, reduzir o número de conflitos em ambientes hospitalares, maior felicidade, bem estar e satisfação com a vida, agressão diminuída e aumento do comportamento pro social e conexão social.

Image

O contato com o ambiente natural é uma necessidade fundamental para a nossa saúde física e mental, e a biofilia traz essa reconexão com a natureza.  Podemos dizer que essa nova forma de trabalhar o ambiente construído tem o objetivo de conceber espaços capazes de promoverem a saúde, o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas. 

Mas como os arquitetos podem alcançar essa conexão? Leia em nosso próximo artigo!

Comentários