Como as cores podem tornar sua casa mais acolhedora

Nos últimos meses, por conta da epidemia que está assombrando o mundo, mais do que nunca reforçamos a importância de estar em casa e com isso passamos a valorizar ainda mais o nosso lar, nosso abrigo no mundo. Nesse tempo de pausa conseguimos olhar cada cantinho, desfruta-lo e até descobrir que muitas coisas não estão nos agradando e pensar na mudança.

Eu não consigo imaginar um mundo sem cores, você consegue? Não é atoa que uma das principais coisas que influencia muito no ambiente em que estamos são as cores, por isso hoje vou te dar algumas dicas que irão te ajudar a escolher as cores para a sua casa. E isso envolve tudo, desde mudar as cores das paredes que você mesmo pode fazer, desde a cor dos estofados, a cor dos revestimentos, cor do piso ... tudo que compõe um ambiente.

Image

Moodboard cores quentes | foto: Pinterest


Se você quer ambientes mais contrastantes, harmônicos porém com mais impacto, as cores complementares serão as suas aliadas, porque uma complementa a outra...coisa linda de se ver!

Cores complementares são aquelas que estão uma de frente para a outra no circulo cromático(azul + laranja, amarelo + roxo, vermelho + verde). Você deve estar pensando, ela está sugerindo que eu pinte uma parede de amarelo e outra de roxo? Mas calma ... não é bem isso, não precisamos usar as cores no seu estado mais puro, podemos usar as variações delas e também alguns materiais que puxam para um desses tons, por exemplo, uma combinação que eu amo é o azul com laranja sendo usado com o cimento queimado em um tom mais frio(azul) e a madeira com o freijó que puxa para tom mais quente(laranja).

Alguns exemplos na prática:


Image

Já se você gosta de ambientes mais neutros, tons mais pasteis, você pode apostar nas cores análogas, que são aquelas que estão uma do lado na outra no circulo cromático, elas puxam um o tom da outra, por isso são menos contrastantes(rosa +  vermelho, amarelo + laranja, etc).  

Você já foi em uma loja de tintas e viu aquele leque de cores?! Então, lá tem vários tons de uma mesma cor, desde o mais clarinho até o mais forte. Da mesma forma isso pode ser usado em um ambiente, escolher um tom e ir trabalhando ele em vários tons. Fica super chique!

Alguns exemplos na prática de ambientes monocromáticos: 

Image

Alguns revestimentos possuem naturalmente essa variação nas cores de cada peça.

Image


Para evitar erros na escolha das cores da sua casa, anote essas dicas:

1. Tenha claro em mente o que você deseja para aquele ambiente. Fica mais fácil escolher as cores do seu ambiente quando você já tem uma noção de como quer, por isso sempre pergunto aos meus clientes o que eles esperam daquele ambiente ou quais as sensações eles querem sentir ao entrarem no ambiente, alguns dizem conforto, harmonia, outros querem mais contraste, mais impacto. 

2. Cores neutras usadas juntas não necessariamente tornam o ambiente neutro. Um clássico é o preto com branco, são duas cores bem contrastantes apesar de neutras. Se formos usa-las em uma cozinha pensando apenas que são neutras e por isso esse será o resultado, isso pode gerar bastante frustração quando vê-la finalizada.

3. Busque por imagens de referencia. Olhar imagens de referencia buscando por exemplos nas cores que você gosta, pode ajudar muito, já vi muitos casos da pessoa gostar de vermelho porém quando aplicado ao ambiente não se agradou tanto, também ajuda pra saber se te agrada ver aquela cor em uma parede inteira ou apenas em alguns pontos.

4. Opte por combinações com menos contraste, caso tenha medo de enjoar ao longo do tempo. Para ambientes mais atemporais costumamos optar por cores mais neutras e pouco contraste, cores com fundo acinzentado, assim passam-se anos e você não enjoa. Se quiser usar cores mais vibrantes, o lavabo e a dispensa são ótimos lugares pois você não permanece por muito tempo neles.

5. Cores escuras não refletem tanta luz. Apesar de não refletirem tanta luz elas deixam qualquer ambiente mais aconchegante, minhas preferidas são o cinza chumbo e o azul escuro. São perfeitas para quartos e salas de TV ... capriche também na iluminação artificial e terá um clima super gostosinho.

Pode optar por paredes neutras e usar cores nos móveis e na decoração...

Image

Image

Foto: Home Designing

Arq. Ana Magalhães

@anamagalhaesarq

Comentários