Iluminação de interiores

Atualmente, existem no mercado vários produtos que podem ser utilizados para iluminação, contudo, temos que estar atentos ao efeito desejado, seja pontuar um objeto, iluminando-o diretamente, seja trazendo aconchego ou até mesmo dramaticidade.

Com a iluminação podemos criar diferentes cenários em um mesmo ambiente. Cada ponto de luz deve ser planejado com objetivos específicos, afim de atender às diferentes atividades em cada cômodo ou simplesmente produzir um efeito decorativo, destacando objetos ou um revestimento bonito em uma parede.

Iluminação para ambientes aconchegantes

Os ambientes de descanso e os ambientes sociais de uma casa, como quartos e salas requerem uma iluminação mais aconchegante, para isso são utilizadas lâmpadas com temperaturas de cor mornas entre 2.700k e 3.000k  conhecidas como luz amarela.

As luzes indiretas, através de sancas e arandelas e as luzes difusas através plafons e abajures também proporcionam esse efeito relaxante nos ambientes.

Image


Iluminação para ambientes funcionais

Ambientes com funções de serviço e higiene como cozinhas, áreas de serviço e banheiros exigem uma iluminação mais branca, em torno de 5.000k, para cumprir suas funções com segurança e garantir a assepsia do ambiente. Porém, vale oferecer também alguma opção de luz morna e indireta nesses ambientes caso o morador queira por exemplo tomar um banho mais relaxante ou levantar de madrugada para fazer um lanche e não se chocar com uma iluminação muito clara.

Cozinha

Image

Banheiro

Image


Image

Exemplo de temperatura de cor 3000K e 6000K


Alguns exemplos de ambientes valorizados pela iluminação


Image

Neste ambiente, o objetivo da iluminação foi destacar e valorizar o revestimento da parede. Esse efeito de luz com spots direcionados em sequência sobre uma parede chama-se Wall Washer.

Através do plafon e da sanca iluminada o ambiente recebeu uma iluminação difusa e indireta proporcionando a sensação de bem-estar e conforto visual, além de cumprir uma função decorativa bastante diversificada. Todas estas luzes foram utilizadas na medida correta sem excessos, conferindo ao ambiente funcionalidade e personalidade. 


Image

Já neste ambiente a iluminação foi utilizada trazendo dramaticidade para o ambiente, criando vários cenários. Cumpriu a função de iluminar de uma forma criativa proporcionando um ambiente intimista e agradável.

Podemos concluir que muita ou pouca iluminação traz sempre prejuízos a quem utiliza o ambiente, seja por falta de segurança (quando há pouca iluminação) ou por efeitos físicos como dor de cabeça ou fotofobia (quando há excesso de iluminação) e desta forma um bom projeto de iluminação onde o cálculo de iluminação por área é fundamental e também o estudo do objetivo que se quer ter com a iluminação do ambiente.

Isso afeta não só o projeto como ao seu bolso pois uma boa iluminação aplicada é aquela que atende ao projeto e também economiza energia.

O planeta agradece e seu bolso também. Fica a dica!


* Fotos ilustrativas.

Comentários