Biodigestor Tecnipar: você fazendo sua parte!

Pouco mais de 40% do esgoto produzido no Brasil recebe o tratamento adequado. Mesmo na região mais rica do país, o sudeste, este índice não chega a 50%. Além das doenças que isso causa, e o custo extra no tratamento de saúde da população, o Brasil perde receitas com Turismo e investimentos devido seus rios e praias estarem poluídos. Somente o tratamento universal de esgoto aumentaria o PIB do país em até 3%. Estamos destruindo um dos nossos maiores patrimônios, a água potável, e cada um de nós é responsável.

Image


O Biodigestor Tecnipar é ideal para o tratamento de esgotos sanitários de residências, sítios, fazendas, pousadas, estabelecimentos comerciais e escritórios. Uma solução 2 em 1, sua tecnologia reúne em um só produto os processos da fossa séptica com filtro anaeróbio! O sistema de tratamento de esgoto é prático, compacto e eficiente porque elimina até 80% da matéria orgânica presente no efluente.

Image

Princípio de funcionamento

O esgoto sanitário entra pela tubulação (1) e escoa até a parte inferior do biodigestor (2), onde é acumulado. O resíduo sólido mais pesado sedimenta e a parte líquida é digerida pela colônia complexa de microrganismos aeróbios. O esgoto escoa até chegar à base perfurada do filtro anaeróbio (3), onde acontece a depuração final do esgoto. Nesta etapa, o tratamento é potencializado pela utilização de mídias plásticas (4), que funcionam como suporte para reprodução de micro-organismos. O efluente tratado é liberado na tubulação de saída (5) e está adequado para o lançamento em corpos hídricos ou para infiltração no solo. O lodo (6), resultado do processo de digestão das bactérias e resíduos sólidos do esgoto, se acumula no fundo cônico do Biodigestor Tecnipar e pode ser extraído para o leito de secagem (8) através da abertura da válvula (7).

O lodo resultante do processo de tratamento ainda poderá ser utilizado como adubo, respeitando o processo de utilização do produto informado pelo fabricante.

Comentários